156 Acesso àInformação

Destaque

Destaque

Rede de Capitais do Vale do Pinhão reúne empresas e investidores para facilitar novos negócios em Curitiba

Facilitar o encontro entre investidores à procura de negócios com alto potencial de retorno financeiro e startups que precisam de dinheiro para tirar um projeto do papel ou colocá-lo no mercado. Este é o objetivo da Rede de Capitais do Vale do Pinhão, um dos pilares da governança do ecossistema de inovação de Curitiba. Vale […]

compartilhe
Rede de Capital do Vale do Pinhão aproxima investidores e empresários de Curitiba para fortalecer o ecossistema de inovação da cidade. Curitiba, 08/11/2024. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Facilitar o encontro entre investidores à procura de negócios com alto potencial de retorno financeiro e startups que precisam de dinheiro para tirar um projeto do papel ou colocá-lo no mercado. Este é o objetivo da Rede de Capitais do Vale do Pinhão, um dos pilares da governança do ecossistema de inovação de Curitiba.

Vale do Pinhão convida para último Business Round de 2024 em Curitiba/a>

Curitiba é eleita a Comunidade Mais Inteligente do Mundo e, em menos de um ano, vence 7 prêmios internacionais

Prêmio Empreendedora abre votação online para escolha da finalista mais popular de Curitiba e RMC

Entre as ações para aproximar essas duas pontas, na tarde da última sexta-feira (8/11), a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e a governança do Vale do Pinhão promoveram um encontro entre startups e investidores de Curitiba e Região Metropolitana.

O evento foi uma oportunidade para ampliar a rede de contatos e trocar insigths sobre formas de captação de recursos para as empresas de tecnologia.

“Além de facilitar encontros com maior potencial de gerar negócios, também orientamos as startups sobre como se apresentar aos investidores. A ideia é ‘estourar a bolha’ para que empresas em diferentes estágios encontrem e contatem investidores de forma mais assertiva, aqueles que condizem com seu perfil, e vice-versa”, explicou o gerente do programa Curitiba Tecnoparque, Cassius Guimarães Busemeyer.

Trabalho duro

Realizado na sede da Olist, startup curitibana que é referência internacional em captar recursos e investidores, o encontro da Rede de Capitais promoveu também uma palestra do CEO da empresa, Tiago Dalvi, seguido do espaço para o networking entre os participantes.

O anfitrião Dalvi compartilhou com os participantes seus aprendizados ao longo de 19 anos de criação e crescimento da Olist, que já captou U$1,5 milhões e é uma das três startups unicórnio de Curitiba.

“Se o objetivo da sua empresa for só o dinheiro, você vai desistir. Chegar onde chegamos foi infinitamente mais difícil e demorado do que parece. Desde que começamos, passamos por 6 pivots (mudança de rumo do negócio) importantes. Hoje temos orgulho de servir quem a Olist já foi: os comerciantes. Entendemos muito da dor deles e atendê-los é o princípio número um do nosso DNA”, contou.

Fomentar o empreendedorismo

Facilitadores da Agência Curitiba, Sebrae-PR e voluntários da governança do Vale do Pinhão tiveram a missão de aproximar startups e investidores com interesses afins no momento para o networking.

“Queremos gerar novas conexões, promover novas interações para fomentar o empreendedorismo de Curitiba e, juntos, descobrir formas de trazer mais empresas e startups para a cidade”, disse Carlos Castilho Junior, o Cacá, parceiro de negócios da aceleradora de startups Start Growth e voluntário da Rede de Capital do Vale do Pinhão.

Três pilares da inovação

A Rede de Capital é um dos três pilares do novo modelo de governança do ecossistema de inovação Vale do Pinhão. Há também as redes de Talentos e Ambientes.

Esse formato começou a ser estruturado em maio de 2023 em uma ação conjunta da Agência Curitiba e o Sebrae/PR.

Em outubro do mesmo ano, as três redes se reuniram para definir metas de curto, médio e longo prazo para cada uma das redes, concretizando o compromisso de investir na continuidade do crescimento do Vale do Pinhão.

NOTÍCIAS RELACIONADAS