Um dos resultados positivos da projeção internacional que Curitiba vem recebendo por suas iniciativas de cidade inteligente é o interesse de empresas em conhecer os potenciais da capital paranaense e fazer negócios na cidade. Nesta terça-feira (14/1), a Curitiba recebeu uma comitiva de uma dessas grandes empresas de base tecnológica, a Samsung SDS, que estuda […]
Um dos resultados positivos da projeção internacional que Curitiba vem recebendo por suas iniciativas de cidade inteligente é o interesse de empresas em conhecer os potenciais da capital paranaense e fazer negócios na cidade.
Nesta terça-feira (14/1), a Curitiba recebeu uma comitiva de uma dessas grandes empresas de base tecnológica, a Samsung SDS, que estuda avançar seus pontos de atuação no Brasil para além de São Paulo.
O grupo foi recebido pelo prefeito Eduardo Pimentel, em seu gabinete. Na pauta, a intenção de firmar parcerias na cidade, com seu ecossistema de inovação, o Vale do Pinhão, e com a Prefeitura.
“A Samsung SDS é um grande selo de qualidade quando se fala em tecnologia. Estamos de portas abertas para estudar parcerias futuras com a empresa, seja envolvendo o Vale do Pinhão, seja estudando os projetos desenvolvidos por ela para a cidade”, disse Eduardo Pimentel.
Acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, e do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, o prefeito reforçou que a atual gestão vai fortalecer ainda mais o trabalho em torno das cidades inteligentes em Curitiba.
“Queremos estimular novas parcerias com grandes empresas. Por isso, criei a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, liderada pelo meu vice-prefeito, para fortalecer o trabalho de inovação, de empregabilidade”, destacou Eduardo Pimentel.
Martins destacou que a Prefeitura vai fazer tudo o que tiver a seu alcance para alinhar uma parceria com a empresa. “Queremos seguir tendo a inovação como um ativo, como realidade na cidade. Ter a visita da Samsung e a disposição para estreitar relações faz nossa gestão começar da melhor maneira possível”, disse o vice-prefeito.
Em busca de expansão
A reunião contou com o diretor de operações de Tecnologia da Informação da Samsung SDS na América Latina, Sung Kyu Shin. Ele revelou que a empresa Curitiba poderia ser um ponto estratégico para a empresa, especialmente para avançar em novos negócios na região Sul do Brasil.
“Curitiba é uma cidade conhecida por suas iniciativas de tecnologia e chamou nossa atenção. Oferecemos soluções em Tecnologia da Informação, especialmente em serviços de logística digital e de nuvem e estamos estudando a possibilidade de expandir nossas ações para cá”, destacou Shin.
Alta tecnologia
Mais conhecida pela produção de eletroeletrônicos de alta tecnologia – smartphones, tablets, notebooks, televisões – a Samsung conta com a Samsung SDS como braço na criação sistemas, plataformas e softwares SDS, e atua em áreas como transformação digital, gestão da cadeia de suprimentos e otimização de operações.
Além da reunião com o prefeito, no Centro Cívico, a comitiva esteve no Pinhão Hub, centro de inovação gerenciado pela Agência Curitiba no Rebouças, que reúne startups, investidores, pesquisadores.
Também participaram da reunião o deputado federal Reinold Stephanes e seu assessor, Roger Rieger e o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Samsung SDS na América Latina, Carlos Osti; o diretor de Relações Institucionais e Novos Negócios, Gilson Amancio e o fundador da Bets Health e representante da Samsung SDS, José Zaleski.