Tecnoparque

Adesão ao Programa

Do Incentivo ao Sucesso: Reduzindo Impostos e Potencializando Ideias

O Programa Curitiba Tecnoparque é uma iniciativa municipal sob a gestão da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. Tem como objetivos fomentar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica e instituições de ciência e tecnologia, além de difundir a cultura de conhecimento e inovação em setores estratégicos de alta tecnologia no Município de Curitiba. O programa incentiva a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação, oferecendo às empresas um ambiente propício para o crescimento e a competitividade.

Previsto na Lei Complementar nº 64/2007 (alterado pela Lei Complementar nº 135/2022) Complementar n° 35 e no Decreto n° 310/2008 (alterado pela Lei Complementar n° 87/2012), o programa oferece um incentivo fiscal que reduz a alíquota do ISS de 5% para 2% durante a participação da empresa. As empresas que atendem às exigências legais e têm seus Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento de Inovação Tecnológica (PPI) aprovados pelo Comitê de Fomento (COFOM) do programa, podem se beneficiar desse regime tributário diferenciado. Exigindo que a diferença de 3% seja investida em pesquisa, desenvolvimento e inovação, potencializando ainda mais o crescimento das empresas participantes.

Informações & Dúvidas

Coordenador: Cassius Guimarães Busemeyer

Supervisor:

+55 41 3107–3053

tecnoparque@agenciacuritiba.com.br

Adesão ao programa

Quem pode participar?

Empresa, de qualquer porte, ou Instituição de Ciência e Tecnologia que:

Formalizada

A empresa precisa estar com seu CNPJ ativo

Em Curitiba

Tenha sede e instalações de P&DI no perímetro urbano de Curitiba

Não Pode

Não pode participar as empresas que sejam optante pelo regime do Simples Nacional

Base Tecnológica

Conforme conceitos do Glossário da FINEP

Como aderir ao Tecnoparque

A fim de submeter a proposta de adesão ao programa Curitiba Tecnoparque, é necessário o preenchimento do formulário abaixo. Ao fornecer as informações solicitadas, você estará dando um importante passo em direção à adesão ao programa. O envio da proposta requer o preenchimento de itens contidos no “Kit de documentos“. 

O prazo de incentivo fiscal deve coincidir com o cronograma aprovado no PPI e pode ter no máximo 36 meses. Após o término desse período, é possível apresentar um novo projeto para pleitear um novo ciclo de incentivos.

01

Participar da Oficina de Elaboração de Projetos

Primeiro contato com a Unidade Gestora do Programa Curitiba Tecnoparque (UGP), esclarecimento de duvidas e maior entendimento do escopo de projetos para o programa de incentivo fiscal.

03

Protocolo do Projeto

Aguardar a avaliação preliminar da equipe de pré-análise.
Importante uma vez avaliado o projeto, em reunião, faremos a devolutiva de pré-analise na qual serão apresentados os apontamentos do consultor e a empresa decidirá pelo encaminhamento a relatoria, revisão em até (15 dias) ou arquivamento da proposta.

05

Aprovação do Projeto

Projetos que receberem parecer favorável de 50% + 1 dos integrantes do colegiado são enquadrados junto a SMF no regime diferenciado de tributação, que terá prazo definido pelo cronograma de desenvolvimento de inovação, apresentado pela empresa, não superior a 36 (trinta e seis) meses.

02

Formulário do Projeto de P&DIT (PPI)

1) A carta de adesão ao programa, firmada pelo representante legal
2) PPI, em conformidade com o Guia de Preenchimento.
3) Os documentos obrigatórios, complementares e comprobatórios.
PDF único, assinado eletronicamente pelo representante legal.

04

Avaliação do COFOM

AGENDA PRÉVIA DE REUNIÕES DO COMITÊ DE FOMENTO DO PROGRAMA
31/01, 28/02, 28/03, 25/04, 23/05, 28/06, 25/07, 29/08, 26/09, 31/10, 28/11, 12/12.

06

Monitoramento & Pesquisa

O Relatório de Cumprimento do Objeto – RCO, aplicado ao final do projeto pactuado, mensurando os resultados atingidos a partir do uso do incentivo
A Pesquisa de Desempenho e Monitoramento Anual, esta ocorre independentemente do projeto, é aplicado a toda empresa que captou incentivo no exercício de coleta.

Tecnoparque

Relatório Final

Após o prazo do cronograma do projeto aprovado, a empresa participante deve entregar o Relatório de Cumprimento de Objeto (RCO) em até 30 dias. Este relatório deve incluir o desenvolvimento da inovação tecnológica, os impactos na geração de empregos, o faturamento alcançado, além de outros dados físicos e financeiros. Para enviar o RCO, é necessário preencher o formulário indicado e os documentos incluídos no “Kit de documentos”.

Conheça os números do Tecnoparque

Números de 2007 até 2024.
+

Empresas Enquadradas

+ 0 b

Valor total dos projetos

+ 0 k

Empregos das empresas investidas

Descubra como podemos juntos impulsionar seu sucesso